Consumo consciente: dicas para uma vida mais sustentável dentro de casa

Você sabia que Itajaí é considerada um exemplo de sustentabilidade urbana? Desde 2021 a cidade integra o Pacto Global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo a primeira de toda a América Latina a firmar tal compromisso, fundamental para garantir um futuro bom a todos nós e às gerações que virão, não é mesmo?

E o melhor de tudo é que com pequenas mudanças em nossos hábitos e escolhas de consumo podemos contribuir para um mundo melhor! Para te ajudar nessa transformação, preparamos em nosso blog algumas dicas fundamentais para implementar a sustentabilidade sem sair de casa. Confira:

Adote embalagens reutilizáveis

Já pensou em quantas vezes jogamos fora embalagens de vidro ou plástico que poderiam ser reutilizadas para múltiplas funções? Por exemplo, potes de conserva feitos de vidro são opções versáteis e higiênicas, podendo servir para armazenar grãos, farinhas, cereais ou temperos na sua cozinha.

Da mesma maneira, as sacolinhas plásticas que acumulamos em compras nos supermercados podem ser substituídas por ecobags (as sacolas reutilizáveis).

Sem desperdício de recursos naturais

Mudanças pequenas dentro de casa podem causar um impacto enorme na economia de recursos naturais: uma opção simples é investir na troca das lâmpadas convencionais por iluminação de LED, que consomem menos energia e têm mais potência. Outra dica é optar pelas escadas do seu condomínio para locomoção em vez de elevadores – essa é uma ótima escolha que ainda ajuda a manter os exercícios físicos em dia!

Por outro lado, para evitar desperdício de água, que tal aproveitar a água da máquina de lavar para realizar a limpeza do chão ou de outras áreas? É simples: basta programar seu eletrodoméstico para a função e recolher a água dos enxágues.

Consuma consciente

Quantas e quantas vezes compramos algo de que não precisamos realmente, não é mesmo? E com tanto estímulo para o consumo, é difícil comprar apenas o necessário. Mas, esse mau hábito gera desperdícios: você sabia que, segundo pesquisas recentes, quase 30% do alimento que compramos vai direto para o lixo?

É muito alimento desperdiçado, além do prejuízo financeiro que isso causa em nosso orçamento. Para diminuir esse problema, é imprescindível realizar um bom planejamento antes de ir às compras, calculando as quantidades ideais para sua família.

De olho no destino dos resíduos

E já que o assunto é desperdício, já reparou na quantidade de lixo que produzimos diariamente? Devemos nos atentar ao destino que damos aos resíduos, e a primeira dica é separar o lixo reciclável e higienizá-lo antes de descartar corretamente. E ainda, você sabia que os resíduos orgânicos podem ser compostados?

Atualmente, você pode adquirir kits completos para transformar esse lixo em um adubo perfeito para suas plantas, tudo sem sair de casa! As opções são muitas e, além delas, há várias empresas que oferecem o serviço de recolhimento de seu material orgânico – devolvendo embalagens de adubo pronto em troca!

Que tal deixar o carro na garagem?

Itajaí é uma cidade pioneira no incentivo da mobilidade urbana sustentável, e são muitas as vantagens para os moradores que trocam o trajeto de carro pelo transporte público, bicicleta ou pela caminhada!

Além dos benefícios para a saúde e melhoria no sistema de trânsito, há alguns meses, os cidadãos contam com o aplicativo MovItajaí. Baseado em um modelo europeu, o app recompensa os usuários com moedas virtuais (calculadas através da redução da emissão de gás carbônico que as opções alternativas de mobilidade propiciam) que podem ser trocadas em diversos estabelecimentos na cidade.

A Terrassa foca na sustentabilidade

Viu como é simples mudar alguns hábitos diários para contribuir com um mundo mais sustentável sem sair de casa?

Pois é! E, na Terrassa, sustentabilidade é assunto sério.

Por isso, em nossos empreendimentos, cumprimos uma série de objetivos, metas e compromissos sustentáveis, em todas as etapas da obra. Conheça pelo menos seis:

  1. Nossos insumos são comprados apenas em empresas certificadas e que possuam controles de qualidade atestados pela ISO 90001;
  2. Nosso sistema de qualidade e nossa padronização na execução dos serviços diminuíram significativamente os desperdícios, os prejuízos e as refações de trabalho durante as obras;
  3. Separamos corretamente todos os materiais reciclados que a serem descartados, e os destinamos a empresas cadastradas e certificadas para recebê-los;
  4. Reusamos e reciclamos todos os resíduos de material de construção que seguramente permitem essa possibilidade;
  5. Reaproveitamos as águas das chuvas para diversas atividades que não demandem de água potável;
  6. As áreas comuns de nossos empreendimentos são entregues com sensores de presença que minimizam a utilização da energia.

E um bônus!

O Alameda Itamirim – empreendimento em ótima localização no bairro Dom Bosco – está sendo entregue com energia fotovoltaica (energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico).Quer conhecer esse e outros empreendimentos Terrassa? Clique aqui!

Compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fale com a Terrassa!

Escolha uma das opções abaixo e em seguida a equipe Terrassa entrará em contato com você!


    Fale com a Terrassa!

    Escolha uma das opções abaixo e em seguida a equipe Terrassa entrará em contato com você!


      Fale com a Terrassa!

      Escolha uma das opções abaixo e em seguida a equipe Terrassa entrará em contato com você!


        Fale com a Terrassa!

        Escolha uma das opções abaixo e em seguida a equipe Terrassa entrará em contato com você!